Provas Aferição 3º Período

As provas de aferição do Agrupamento, realizar-se-ão nas datas seguintes:
- 9 de Junho, quinta-feira, de Estudo do Meio;
- 15 de Junho, terça-feira, de Matemática;
- 16 de Junho, quinta-feira, de Língua Portuguesa.
 

 

Os conteúdos a avaliar em Estudo do Meio são os seguintes:

  • Reconhecer diferentes espaços da sua escola e conhecer as funções desses espaços. (Pág. 59, 61 e 62)
  • Distinguir atividades diárias diurnas e nocturnas. (Pág. 33 e 34)
  • Os seres vivos do seu ambiente: reconhecer seres vivos. (Da página 71 à 84)
  • As fases de desenvolvimento dos animais e das plantas. (Pág. 82)
  • As caraterísticas dos animais: locomoção, alimentação, revestimento. (Pág. 73 à 77)
  • Reconhecer fatores necessários para as plantas sobreviverem. (Pág. 79)
  • Conhecer as quatro estações. (Pág. 86)
  • Reconhecer cheiros agradáveis e desagradáveis. (Pág. 94)

 

Os conteúdos a avaliar em Matemática são os seguintes:

  • Ler e escrever os números até 90.
  • Realizar contagens progressivas (2 em 2; 3 em 3; 5 em 5; 10 em 10)
  • Adicionar e subtrair utilizando a representação horizontal.
  • Comparar e ordenar números.
  • Identificar a dezena, meia dezena; a dúzia e a meia dúzia;
  • Resolver problemas;
  • Realizar contagens de dinheiro;
  • Comparar massas (pesos).

Ficha formativa para treinar algumas destas competências: Ficha formativa 3º período.doc (49,5 kB)

 

Os conteúdos a avaliar em Língua Portuguesa são:

  • Ler e interpretar um pequeno texto;
  • Copiar um texto corretamente;
  • Responder a perguntas sobre o texto;
  • Ler frases e associá-las a imagens;
  • Associar palavras a imagens;
  • Ler palavras e desenhar o objeto;
  • Ler frases e completá-las com palavras que faltam;
  • Escrever palavras de acordo com as imagens;
  • Separar as palavras em sílabas;
  • Descobrir palavras a partir das sílabas;
  • Ordenar palavras para construir frases;
  • Escrever corretamente frases de forma criativa;
  • Conhecer os alfabeto;
  • Escrever as letras maiúsculas e minúsculas por ordem alfabética (excepto w, y e k);
  • Conhecer e aplicar os casos de leitura lecionados (ch; lh; nh; ge; gi; gue; gui; ça; rr; ss)

 

 

Ficha formativa para treinar algumas destas competências:ficha formativa LP final.doc (43,5 kB)