Contadora de Histórias

Foi no dia 1 de Abril que a contadora de Histórias Vera Morazzo, se deslocou à nossa escola para, mais uma vez, contar outra história aos alunos do 1º A e 1ºB.

 

Desta vez, a história que eles ouviram foi "Os ovos misteriosos", da escritora Luísa Ducla Soares.

Para quem não conhece a história, aqui fica um resumo:

"Uma galinha punha um ovo todos os dias e todos os dias a dona lhe levava o ovo. Para fugir de tão grande injustiça foi para a floresta e aí fez um ninho muito confortável. Passado pouco tempo, vários ovos apareceram no seu ninho: uns grandes, outros pequenos, uns mais claros, outros mais escuros. Embora admirada, chocou todos os ovos, dos quais viria a nascer uma insólita ninhada: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto.
Todos irmãos, e todos diferentes, formavam uma ninhada engraçada, que a mãe-galinha tinha dificuldade em controlar e em alimentar. Mas todos, de modos também diferentes, defenderam a mãe quando a viram ameaçada.
Este é um livro em que a enorme ternura que o atravessa não impede o humor e o ritmo tão próprios desta autora e que introduz a crianças nas questões da multiculturalidade."

 

A Vera utiliza uma forma diferente e bastante atraente de contar as histórias. As suas histórias são sempre "animadas e ilustradas" com as personagens construídas da forma mais improvável e criativa.

Desta vez, recorreu às meias velhas e sem par que tinha em casa para dar vida a todos aqueles simpáticos animais.

 

Eis a personagem principal, a Galinha:

Os alunos não conseguiram tirar os das meias que iam ganhando vida ao longo da história e até de uma gravata surgiu, inesperadamente, um simpático crocodilo.

Se, para muitos, esta história já lhes era familiar, foi completamente surpreendente e mágico ouvi-la contar desta forma! 

No final da história a Vera Morazzo deixou os alunos brincar um pouco com aqueles animais tão diferentes mas muito divertidos.

Também lhes explicou como é que se fazia um animal a partir de uma meia velha!

Foi, sem dúvida, um início de dia diferente e uma forma muito divertida de ouvir uma história tão conhecida!