Para que é usada a Floresta?
Na sequência de uma formação que estou a realizar sobre a "Exploração de recursos didácticos informatizados no âmbito da Educação para o Desenvolvimento,Sustentável", foi-me proposto que utilizasse um recurso informático chamado: "Courseware Sere - O Ser Humano e os Recursos Naturais".
Este recurso pretende promover a compreensão do impacte económico, social e ambiental que a actividade humana tem nos recursos ambientais e promover a consciencialização de que o futuro da humanidade passará pela adopção de atitudes e comportamentos mais responsáveis, nomeadamente, no que diz respeito às fontes de energia renováveis.
O recurso é muito atraente e aborda dois recursos naturais: o Petróleo e a Floresta.
Os meus alunos trabalharam o tema das florestas porque me pareceu ser o mais acessível à sua faixa etária, de forma a que trabalhassem de uma forma mais autónoma.
Foi por esta razão que temos trabalhado mais nas TIC, para que eles conseguissem concretizar as tarefas propostas.
A primeira actividade que trabalharam tinha como título:
“Para que é usada a floresta?”
Com esta actividade pretendia-se que os alunos conseguissem:
• Enumerar os tipos de produtos que existem na floresta: os produtos lenhosos
(a madeira, a cortiça e a resina) e os produtos não lenhosos (frutos, cogumelos,
plantas aromáticas, e também a pastagem, a caça, e o recreio);
• Reconhecer que os produtos florestais são utilizados como matéria-prima
para vários fins (mobiliário, medicamentos, alimentação, tintas, fonte de
energia, entre outros);
• Sintetizar os principais produtos florestais que são usados de forma directa
pelo Ser Humano (os produtos lenhosos e os produtos não lenhosos);
• Reconhecer a biomassa florestal (madeira, lenha, folhas,...) como uma fonte
de energia.
Para atingir estes objectivos, os alunos foram divididos em grupos de 5, cada grupo com 4/5 alunos. Em cada uma das mesas dos grupos foi colocado um computador portátil, com acesso à internet, e com acesso ao programa Courseware Sere, para o qual cada grupo tinha uma senha.
A actividade começou com a apresentação de uma animação que introduzia o tema da utilização dos recursos naturais ao longo da história da humanidade.
Partindo desta animação fez-se uma exploração oral do que tinha sido apresentado, para que os alunos pudessem ter algumas ideias mais claras para o passo seguinte. Um dos conceitos que houve necessidade de esclarecer foi o de “Recurso natural”.
O passo seguinte consistiu em distribuir uma grelha para que os alunos de forma individual, com alguma ajuda do professor (sobretudo escrita), pudessem registar quais os produtos lenhosos (madeira e seus derivados) e os produtos não lenhosos (bens provenientes da floresta excepto madeira).
Foi muito engraçado vê-los todos entusiasmados a tentar escrever palavras que nunca tinham escrito mas que foram escrevendo.
Para sintetizar as suas concepções e dar-lhes a possibilidade de corrigir algumas das palavras, foram escritos no quadro todos os produtos que eles achavam que existiam na floresta.
Eis o inventario das palavras que surgiram:
Mesas (mobiliário) casas de madeira Cortiça papel lenha madeira armários
Lápis
Frutos ar puro mel alimentos animais água flores folhas medicamentos ervas palha carvão
Para ajudar a sintetizar as concepções de cada aluno, fizeram uma ilustração individual onde lhes foi pedido que desenhassem numa floresta os produtos que tinham referido.
Depois desta actividade foi-lhes explicado qual era a actividade seguinte. Cada grupo escolheu um explorador e um continente para explorar. Para que fosse mais fácil realizar a tarefa foi-lhe explicado como é que tudo funcionava através da América do Norte, pois foi o continente que não foi escolhido pelos grupos. Ficaram todos excitadíssimos com o que viram!
Escolheram também um nome para a equipa e foi-lhes distribuída uma tabela para que fossem ali registando que produtos lenhosos e não lenhosos encontravam no continente que exploravam. Com esta actividade tinham de ler, ouvir e copiar as palavras que iam aparecendo!
Quando acabaram o seu continente, a maioria dos grupos pediu para ir também “espreitar os outros continentes”.
Divertiram-se bastante!
Eis os resultados dos seus registos:
Para sintetizar as suas pesquisas fizemos uma tabela com as suas descobertas e verificaram várias coisas: que alguns produtos eram iguais em vários continentes, enquanto outros só existiam num continente!
Ásia |
Europa |
Oceania |
América Sul |
África |
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Madeira |
Outros |
Madeira |
Outros |
Madeira |
Outros |
Madeira |
Outros |
Madeira |
Outros |
Lenha |
Cogumelos |
Cortiça |
Alimentos |
Pinha |
Mel |
Madeira Serrada |
Fibras |
Cascas |
Frutas |
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Plantas Medicinais |
Lenha |
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Lenha |
Óleo |
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Óleos |
Madeira |
Nozes |
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Verga |
Madeira serrada |
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Troncos |
Sementes |
Resina |
Plantas medicinais |
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Sementes |
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Madeira serrada |
Cogumelos |
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Forragem |
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Especiarias |
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Folhas |
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Corantes |
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Cogumelos |
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Frutas |
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Caça |
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Peles |
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mel |
Realizou-se uma pequena discussão de ideias e análise da tabela, e os alunos, em grupo, foram dizendo o que achavam que devia estar na resposta à questão-problema, a qual foi escrita no quadro e todos os grupos registaram!
Para concluir esta actividade também se falou da importância da floresta para o ser humano e que não se devia destruir algo tão importante que pertence a todos.
Finalmente, em forma de avaliação de conhecimentos sobre o tema, foi-lhes solicitado que em grupo escolhessem uma paisagem do continente que exploraram e desenhassem essa floresta com alguns produtos aí existentes.
Foi um pouco confuso porque todos queriam coisas diferentes. Mas no final, com a intervenção do professor, entenderam que cada um ia desenhar nessa folha um produto à sua escolha. Foi a primeira vez que tiveram de realizar uma actividade mais organizada em grupo. Pode-se considerar que correu bem!
Para terminar esta actividade, foi-lhes apresentado um site que mostra uma floresta sustentável com todos os produtos e seres vivos aí existentes, onde se cria uma dinâmica de exploração, rentabilização, desenvolvimento e protecção da mesma.
w3.upm-kymmene.com/upm/forestlife/index.html
Assim terminou este dia tão cheio de emoções!
Ficou prometido fazer brevemente as outras duas actividades que faltam. Alguns já andaram a espreitar e gostaram do que aí vem!