Para que é usada a Floresta?

 

 Na sequência de uma formação que estou a realizar sobre a "Exploração de recursos didácticos informatizados no âmbito da Educação para o Desenvolvimento,Sustentável", foi-me proposto que utilizasse um recurso informático chamado: "Courseware Sere - O Ser Humano e os Recursos Naturais".

 

Este recurso pretende promover a compreensão do impacte económico, social e ambiental que a actividade humana tem nos recursos ambientais e promover a consciencialização de que o futuro da humanidade passará pela adopção de atitudes e comportamentos mais responsáveis, nomeadamente, no que diz respeito às fontes de energia renováveis.

 

O recurso é muito atraente e aborda dois recursos naturais: o Petróleo e a Floresta.

Os meus alunos trabalharam o tema das florestas porque me pareceu ser o mais acessível à sua faixa etária, de forma a que trabalhassem de uma forma mais autónoma.

 

Foi por esta razão que temos trabalhado mais nas TIC, para que eles conseguissem concretizar as tarefas propostas.

 

A primeira actividade que trabalharam tinha como título:

“Para que é usada a floresta?”

 

Com esta actividade pretendia-se que os alunos conseguissem:

 • Enumerar os tipos de produtos que existem na floresta: os produtos lenhosos

(a madeira, a cortiça e a resina) e os produtos não lenhosos (frutos, cogumelos,

plantas aromáticas, e também a pastagem, a caça, e o recreio);

• Reconhecer que os produtos florestais são utilizados como matéria-prima

para vários fins (mobiliário, medicamentos, alimentação, tintas, fonte de

energia, entre outros);

• Sintetizar os principais produtos florestais que são usados de forma directa

pelo Ser Humano (os produtos lenhosos e os produtos não lenhosos);

• Reconhecer a biomassa florestal (madeira, lenha, folhas,...) como uma fonte

de energia.

 

Para atingir estes objectivos, os alunos foram divididos em grupos de 5, cada grupo com 4/5 alunos. Em cada uma das mesas dos grupos foi colocado um computador portátil, com acesso à internet, e com acesso ao programa Courseware Sere, para o qual cada grupo tinha uma senha.

A actividade começou com a apresentação de uma animação que introduzia o tema da utilização dos recursos naturais ao longo da história da humanidade.

Partindo desta animação fez-se uma exploração oral do que tinha sido apresentado, para que os alunos pudessem ter algumas ideias mais claras para o passo seguinte. Um dos conceitos que houve necessidade de esclarecer foi o de “Recurso natural”.

O passo seguinte consistiu em distribuir uma grelha para que os alunos de forma individual, com alguma ajuda do professor (sobretudo escrita), pudessem registar quais os produtos lenhosos (madeira e seus derivados) e os produtos não lenhosos (bens provenientes da floresta excepto madeira).

Foi muito engraçado vê-los todos entusiasmados a tentar escrever palavras que nunca tinham escrito mas que foram escrevendo.

 

Para sintetizar as suas concepções e dar-lhes a possibilidade de corrigir algumas das palavras, foram escritos no quadro todos os produtos que eles achavam que existiam na floresta.

Eis o inventario das palavras que surgiram:

Mesas (mobiliário)     casas de madeira Cortiça   papel   lenha   madeira armários

Lápis

Frutos   ar puro   mel    alimentos   animais   água   flores   folhas medicamentos   ervas   palha  carvão

 

Para ajudar a sintetizar as concepções de cada aluno, fizeram uma ilustração individual onde lhes foi pedido que desenhassem numa floresta os produtos que tinham referido.

 

Depois desta actividade foi-lhes explicado qual era a actividade seguinte. Cada grupo escolheu um explorador e um continente para explorar. Para que fosse mais fácil realizar a tarefa foi-lhe explicado como é que tudo funcionava através da América do Norte, pois foi o continente que não foi escolhido pelos grupos. Ficaram todos excitadíssimos com o que viram!

 

 Escolheram também um nome para a equipa e foi-lhes distribuída uma tabela para que fossem ali registando que produtos lenhosos e não lenhosos encontravam no continente que exploravam. Com esta actividade tinham de ler, ouvir e copiar as palavras que iam aparecendo!

 

Quando acabaram o seu continente, a maioria dos grupos pediu para ir também “espreitar os outros continentes”.

Divertiram-se bastante!

 Eis os resultados dos seus registos:

 

Para sintetizar as suas pesquisas fizemos uma tabela com as suas descobertas e verificaram várias coisas: que alguns produtos eram iguais em vários continentes, enquanto outros só existiam num continente!

Ásia

Europa

Oceania

América Sul

África

Madeira

Outros

Madeira

Outros

Madeira

Outros

Madeira

Outros

Madeira

Outros

Lenha

Cogumelos

Cortiça

Alimentos

Pinha

Mel

Madeira Serrada

Fibras

Cascas

Frutas

 

Plantas

Medicinais

Lenha

 

Lenha

Óleo

 

Óleos

Madeira

Nozes

 

Verga

Madeira

serrada

 

Troncos

Sementes

Resina

Plantas medicinais

 

Sementes

 

 

 

 

Madeira

serrada

Cogumelos

 

Forragem

 

Especiarias

 

 

 

 

 

Folhas

 

Corantes

 

Cogumelos

 

 

 

 

 

 

 

Frutas

 

Caça

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Peles

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mel

 

 

Realizou-se uma pequena discussão de ideias e análise da tabela, e os alunos, em grupo, foram dizendo o que achavam que devia estar na resposta à questão-problema, a qual foi escrita no quadro e todos os grupos registaram!

 

 

Para concluir esta actividade também se falou da importância da floresta para o ser humano e que não se devia destruir algo tão importante que pertence a todos.

Finalmente, em forma de avaliação de conhecimentos sobre o tema, foi-lhes solicitado que em grupo escolhessem uma paisagem do continente que exploraram e desenhassem essa floresta com alguns produtos aí existentes.

Foi um pouco confuso porque todos queriam coisas diferentes. Mas no final, com a intervenção do professor, entenderam que cada um ia desenhar nessa folha um produto à sua escolha. Foi a primeira vez que tiveram de realizar uma actividade mais organizada em grupo. Pode-se considerar que correu bem!

 

Para terminar esta actividade, foi-lhes apresentado um site que mostra uma floresta sustentável com todos os produtos e seres vivos aí existentes, onde se cria uma dinâmica de exploração, rentabilização, desenvolvimento e protecção da mesma.

 w3.upm-kymmene.com/upm/forestlife/index.html

Assim terminou este dia tão cheio de emoções!

Ficou prometido fazer brevemente as outras duas actividades que faltam. Alguns já andaram a espreitar e gostaram do que aí vem!