Um pesadelo no meu armário!
Foi completamente inesperado!
Esta semana o Gaspar trouxe este livro:
"No meu armário havia um pesadelo, mas um dia decidi encará-lo e livrar-me dele para sempre."
Os alunos adoram livros e este não foi excepção!
Perante as muitas insistências comecei a ler o livro de uma forma encenada e teatral.
Os risos, as gargalhadas e a boa disposição perante um tema que às vezes é um pouco complexo, levaram-me a explorar o livro de uma forma mais profunda.
Primeiro começaram por falar dos seus pesadelos, dos seus medos e dos receios. Depois, no meio de jogos de palavras e recorrendo às suas experiências, fomos chegando à conclusão que os monstros não existiam porque ainda nunca ninguém tinha nenhum ao vivo, a não ser nos filmes e histórias; que o escuro, afinal, podia ser esquecido se, quando estamos deitados, pudessemos imaginar coisas que nos dão prazer e de que gostamos: um belo gelado coberto de molho de morango a escorrer, uma bela pizza que trincamos devagarinho, um passeio no campo ou um dia na praia com os nossos amigos.
Todas estes medos e situações foram sendo desmontados e desmistificados.
De seguida foi-lhes pedido que respondessem à pergunta: "Tens pesadelos ou medos?". Partindo dessa resposta cada um desenhou o seu medo actual ou passado.
Fizeram a apresentação dos seus medos aos colegas da turma e até o professor lá foi confessando que também tinha medo do escuro quando era da idade deles e que a filha tinha medo de galinhas!
Agora, levaram os seus trabalhos para mostrar aos pais. É importante que os pais conversem com eles e lhes transmitam sentimentos optimistas. Também é um dos objectivos que os pais ajudem os filhos a responder à outra pergunta: "E agora, já consegues dormir com eles?".
Aqui ficam alguns dos trabalhos dos alunos:
Um pesadelo com um acidente!
O medo de ficar sozinho!
O medo que ladrões entrem no quarto!
O medo de uma boneca que está no sotão!
O medo da trovoada!
O medo de bruxas!
O medo do escuro!
O medo de crocodilos invadirem o quarto!